quinta-feira, 13 de março de 2014

Pra frente é que se anda

"Não importa quantos passos você deu para trás e sim
quantos passos você dará para a frente". 

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." 

Essas frases de Neimar de Barros e Chico Xavier, respectivamente, norteiam nossa troca de experiências de hoje. 

Chega de ficar lamentando o que fizemos ou deixamos de fazer. O fato de termos errado só nós serve para alertar-nos
de que não podemos cometer os mesmos erros novamente. Não dá para ficarmos engessados a sentimentos de culpa e remorso. Já passou e ponto.

Eu sinceramente agradeço por ter descoberto que sou um dependente químico, adicto, pois hoje tenho a oportunidade de me tornar uma pessoa melhor, praticando o programa de 12 passos, ajudando o meu próximo com uma palavra amiga e um ouvido disposto. Me doando. 

Se eu rebobinar minha vida até um período atrás verei que muitas coisas se transformaram em meu modo de ser. 

Relembrarei que diversão e amizade para mim eram sinônimos de “chapação”, que relacionamentos eram sinônimos de traição e que estar bem era sinônimo de estar com a carteira cheia. 

Eu me importava mais com o "Ter" do que com o "Ser". 

Carregava para o meu travesseiro problemas e frustrações de semanas inteiras e acumulava cada vez mais coisas que eu não conseguia resolver devido à quantidade que se aglomerava. Eu não tinha controle nem ciência sobre mim. 

Essa incapacidade de lidar comigo fazia com que eu transferisse a responsabilidade das minhas não-conquistas aos outros. A culpa nunca era minha, mesmo sendo o tempo todo.

Por isso hoje me policio para não garantir o sucesso da minha recuperação em alguém que não seja eu mesmo. 

Não estou em recuperação pela minha esposa, minha filha, mãe ou qualquer outro familiar. Não estou nessa para agradar psicólogos, madrinha, monitores ou algo parecido. 

Estou nessa por mim. 

É óbvio que meu estado de sobriedade beneficiará todas as pessoas a quem estimo, mas não são elas as maiores interessadas. Foi muito importante entender isso.

Pois hoje eu encaro a desconfiança daqueles que sempre acham que acabamos de fazer o uso; que estamos de alguma forma usando controladamente (por favor, me diga como isso é possível?); e a insatisfação daqueles que assistem você progredindo e tendo boas ideias enquanto eles próprios, com toda autossuficiência e certeza de serem superiores, não saem do mesmo lugar como combustível para dar sequência ao trajeto contínuo e infinito da sobriedade.

Amigos, quem tem que gostar de nós somos nós mesmos.
Só assim estaremos em real harmonia com o mundo ao redor. Problemas de hoje são problemas de hoje, não levemos para amanhã.

A cada dia basta seu mal. 

Tenhamos um bom dia!

Só por hoje!!


2 comentários:

  1. E se em meio a caminhada precisar alguem para lhe dar a mao e ajudar a proceguir estou aqui sempre, pode conta. Teamo irmao ❤

    ResponderExcluir